Uma obra-prima chamada Nevermind

Disco reinventou o punk rock

Aquele riff magnífico, a entrada da bateria e o refrão arrasador de Smells Like Teen Spirit foi como um estalo para que essa mensagem chegasse ao meu subconsciente. Gostei no primeiro instante!

O legal de saber é que, o que aconteceu comigo foi o mesmo que com milhares de jovens em 1991 quando o Nirvana lançou o álbum Nevermind (1991), uma obra-prima capaz de arrastar uma geração, o maior clássico improvável da história da música, que reinventou o punk rock de uma forma simples, sincera e despretensiosa. Era simplesmente animal a forma como Kurt Cobain expressava sua raiva e suas angústias em canções estrondosas.

A banda, que havia deixado a Sub Pop – gravadora independente de Seattle que lançou o primeiro disco Bleach (1989) – resolveu tentar uma investida por uma grande gravadora, conseguindo contrato com a Geffen Records.

O disco foi produzido por Butch Vig, que precisou enganar Cobain durante os processos de equalização. Muito perfeccionista, Kurt queria que o disco soasse mais como o Pixies, sua maior influência na época.

Nevermind superou todas as expectativas chegando ao topo das paradas e desbancando bandas como Metallica, Guns N’ Roses e ninguém menos que Michael Jackson, tornando-se ícone cultural, lançando moda com as camisas de flanela, cabelos compridos, dando o tom no estilo que viria a ser denominado como grunge e puxando bandas da cena local.

Anúncios

Uma resposta para “Uma obra-prima chamada Nevermind

  1. Nirvana foi um marco na vida de todos que viveram naquela época e puderam sentir a intensidade exalada por Kurt Cobain, e esse sentimento continua nos dias atuais e em muitos outros que ainda virão… Será sempre marcante para quem descobrir a obra, um grande legado foi deixado… Muito Bom Helson!

    Curtido por 1 pessoa

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s