A guitarra extraterrestre de Chuck Berry

Guitarrista foi eleito o 5º maior artista de todos os tempos pela Rolling Stone

Por mais incrível que possa parecer, este senhor de 90 anos que nos deixou no último dia 18 de março teve uma carreira curta do ponto de vista criativo. Seus grandes sucessos foram lançados nos primeiros anos de carreira. Depois a coisa foi só se mantendo com shows, coletâneas e duetos. Então, qual o segredo de tanto sucesso? Obviamente a qualidade. Chuck Berry foi eleito pela revista Rolling Stone como 5º maior artista da música de todos os tempos e 7º melhor guitarrista. Esse reconhecimento não é pra qualquer um. Além disso, ele teve a sorte de viver numa época muito interessante, o pós-guerra, em que houve uma espécie de renascimento na cultura ocidental, no comportamento e na música. E participar do comecinho da história do rock permitiu ao artista ser uma das grandes influências para todos os músicos que vieram depois.

Outro ponto interessante sobre Chuck Berry: ao contrário do esteriótipo dos roqueiros que se detonam nas drogas e na vida desregrada, morrendo normalmente muito cedo, justamente um ícone como ele teve uma vida longa e quase tranquila, exceto por alguns probleminhas com a polícia. Nesse ponto ele nunca foi santo.

Mas é uma honra ser representado por esse querido contraventor. Johnny B. Goode foi escolhida para ser levada ao espaço pelas naves Voyager 1 e 2, como um dos exemplos de sons que representariam a espécie humana num possível primeiro contato com extraterrestres. Se existir realmente vida inteligente fora da Terra, com certeza eles vão gostar de ouvir isso.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s