Um resgate de discos lançados em 1991

1991

Projeto 1991 foi lançado em novembro

Por meio de crônicas, o projeto on-line 1991, lançado no final do mês de novembro, resgata discos lançados há 25 anos. O idealizador da iniciativa, o jornalista gaúcho Leonardo Tissot conta que sempre teve uma obsessão pelo ano em questão. “É uma obsessão do ponto de vista musical. Foi um período único, com uma quantidade absurda de álbuns que se tornariam clássicos sendo lançados num espaço de tempo bem curto”, explica.

Uma das grandes motivações de Tissot para lançar o projeto 1991 foi o fato de que muitos dos discos lançados naquele ano ganharam edições comemorativas de 25 anos em 2016. “O que voltou a chamar a atenção das pessoas para a música dessa época. Se bem que muitas bandas e discos de 91 jamais deixaram de ser ouvidos.”

Capa de Ten do Pearl Jam

Capa de Ten do Pearl Jam

O 1991 surgiu a partir da ideia de se criar um livro falando dos discos lançados há 25 anos. “Em outubro, fiz um post para amigos no Facebook comemorando os 25 anos de ‘Ten’, do Pearl Jam, e falando sobre como 1991 foi um ano marcante. E muita gente respondeu, citando outros álbuns desse período. Alguns dias depois, tive a ideia de convidar esses amigos para escrever um livro com crônicas sobre os discos de 1991”, conta Tissot, acrescentando que muitos amigos aceitaram o convite e escreveram, outros porém, aceitaram mas não tiveram tempo de colaborar. “Então, como tem sido difícil encontrar pessoas e material suficiente para um livro, pensamos em criar uma página no Facebook e um espaço no Medium para ir publicando o material que já está pronto, não deixando este conteúdo parado e assim atrair a atenção de mais pessoas para participar do projeto.”

Apesar do projeto ter migrado para o Medium, Tissot mantém a ideia original em criar um livro independente com o conteúdo no formato digital/ebook. A expectativa do idealizador é lançar a publicação ainda no primeiro semestre de 2017. “Acredito que estamos em um ritmo bom e conseguindo novos textos”, finaliza.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s