O start na carreira do Pearl Jam

Banda foi formada em Seattle no ano de 1990 (Foto: Getty Images)

Banda foi formada em Seattle, nos EUA, no ano de 1990 (Foto: Getty Images)

O Pearl Jam foi formado em Seattle, das cinzas do Mother Love Bone após a morte do vocalista Andy Wood em 1990 por overdose de heroína. Naquela época, Jeff Ament e Stone Gossard juntamente com o guitarrista Mike McCready optaram por criar uma nova banda. A fita demo com as gravações dos instrumentais chegou às mãos de Eddie Vedder, que topou de imediato compor as letras e assumir os vocais.

LEIA TAMBÉM: Na sintonia do Alice in Chains

Ten (1991) foi o debut do Pearl Jam, lançado alguns dias antes do estouro de Nevermind (1991) do Nirvana, mas com um som próximo de grupos de proto punk como MC5 e Stooges, com uma pegada de hard rock e letras depressivas, suicidas e autobiográficas.

Desde o princípio, o Pearl Jam se mostrava como uma banda bem madura e Ten chegou a ser considerado um dos mais importantes discos do grunge. Uma verdadeira obra de arte que vendeu milhões de cópias com uma série de hits como Even Flow, Jeremy – que rendeu o prêmio de melhor clipe do MTV Video Music Awards de 1993 –, Porch e Black.

Durante o ano de 1992, a banda excursionou, fazendo shows em locais pequenos ou abrindo para grandes artistas como U2, Red Hot Chili Peppers e Neil Young. Além disso, participaram do festival itinerante Lollapalooza, abriram para o guitarrista Keith Richards dos Rolling Stones e gravaram um acústico para a MTV americana. Eles também fizeram uma ponta no filme Singles, Vida de Solteiro – na comédia romântica ambientada em Seattle, Gossard, Vedder e Ament fizeram o papel de integrantes da banda Citizen Dick, com um frontman interpretado pelo ator Matt Dilon.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s