A biografia definitiva de Lou Reed

Lou Reed

Transformer: A história completa de Lou Reed

Chega ao Brasil a biografia definitiva de um dos maiores ícones da música. O livro Transformer: A história completa de Lou Reed (Editora Aleph), escrito pelo jornalista inglês Victor Bockris – que também biografou Keith Richards, Blondie, Patti Smith e John Cale -, é um retrato fiel do músico – que além de ter sido um dos maiores guitarristas e compositores de todos os tempos, foi também, ao lado do The Velvet Underground, precursor do rock alternativo e padrinho do punk. A primeira edição da obra foi lançada em 1994. Em 2014, após a morte de Reed, a publicação acabou sendo reeditada, com informações adicionais sobre o fim da vida e da carreira do músico.

A obra – fruto de extensas pesquisa e entrevistas – traz relatos de amigos próximos a Lou, como John Cale, Andy Warhol, Nico, Laurie, Anderson, William S. Burroughs e David Bowie, além de familiares e pessoas com quem conviveu. Eles contam o que viveram ao lado dele – histórias que muitas vezes podem soar surreais – e como percebiam e lidavam com a personalidade peculiar e frequentemente complicada de Reed. Desde a adolescência conturbada, assombrada pelo tratamento de eletrochoques ao qual foi submetido na tentativa frustrada de seus pais de sanar as atitudes rebeldes e as inclinações homossexuais do filho, passando pelos primeiros contatos com a música, pelos relacionamentos conturbados e o abuso de drogas, até o fim da carreira como um artista ranzinza.

Extras
A edição, em capa dura, ainda conta com um caderno de imagens exclusivo, com fotografias de grandes momentos da vida do artista – a casa no Brooklyn onde nasceu, sua banda de ensino médio, shows com Patti Smith e David Byrne, a cena da Factory e momentos com amigos como Diana Ross e Clive Davis – e com duas entrevistas com Reed, incluindo uma em que o autor entrevista Lou Reed e William S. Borroughs ao mesmo tempo.

Dissecando o mito
O autor Victor Bockris é capaz de levar o fã ao mito original de Lou Reed, dissecando como um garoto judeu do subúrbio norte-americano se tornou um membro tão importante de vanguardas artísticas e o precursor de um estilo de performance agressiva e inovadora, que viria a influenciar nomes como David Bowie, The Smiths, R.E.M., U2 e The Strokes. Transformer – nome do segundo albúm solo de Lou que dá título ao livro – é obra fundamental não apenas para fãs do artista e do The Velvet Underground, mas para qualquer um que se interesse por boas histórias com uma trilha sonora empolgante.

Anúncios

2 Respostas para “A biografia definitiva de Lou Reed

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s