Alanis Morissette no Hall da Fama do Rock

alanis-morrisette-1995-billboard-650Jagged Little Pill (1995), o terceiro disco da canadense Alanis Morissette não foi parar na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall Of Fame (Hall da Fama do Rock) à toa! Com um estereótipo de jovem angustiada, Alanis apresenta o seu rock alternativo para o mundo, com uma pegada bem pop. Algo que iria na contramão do britpop com o desleixo do grunge de Seattle.

O sucesso veio a partir de uma nova fórmula, bem diferente dos seus dois primeiros discos. A parceria com o produtor Glen Ballard (Aerosmith, Katy Perry) nas composições e na produção, Alanis sentiu-se mais à vontade para gritar suas letras auto-analíticas e cheias de revoltas.

Capa do disco Jagged Little Pill (Foto: Reprodução)

Capa do disco Jagged Little Pill (Foto: Reprodução)

Com apenas 21 anos, a jovem Alanis alcançava o topo do que podemos chamar de “Cadeia Alimentar do Pop”, tendo que lidar com o fato de que entrara para as programações de rádio disputando espaço com Sinéad O’Connor, Tori Amos, Björk, PJ Harvey, entre outras.

Um verdadeiro sucesso comercial, o disco tem 12 faixas e 6 singles de sucesso. You Oughta Know foi o primeiro a estourar nas rádios americanas e conta com a participação de Dave Navarro (Jane’s Addiction) na guitarra, Flea (Red Hot Chili Peppers) no baixo e o baterista da turnê Era, ninguém menos que Taylor Hawkins, do Foo Fighters.

Faixas como Ironic, Hand My Pocket, You Learn, Head Over Feet também recheiam essa obra-prima, que já comemorou seus 20 anos com uma edição de relançamento, com um box quádruplo trazendo, além do disco original remasterizado, CDs extras com dez demos inéditas, uma apresentação ao vivo em Londres em 1995 e uma versão acústica do álbum, lançada originalmente em 2005.

Anúncios

Uma resposta para “Alanis Morissette no Hall da Fama do Rock

  1. De boas pelo zine e deixando só um comentário no meu próprio post, pouca gente reparou mas no clipe de “You Ougtha know” temos Flea e Dave Navarro de peruca, muito bem disfarçados para não serem reconhecidos no vídeo! hehehehehe!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s