Placebo e seu disco de estreia

Capa do disco homônimo lançado em 1996 (Foto: Reprodução)

Capa do disco homônimo lançado em 1996 (Foto: Reprodução)

A banda britânica de rock alternativo Placebo lançou seu primeiro álbum, um homônimo, dois após o seu surgimento, em 1996. O trabalho apresenta uma sonoridade, que varia entre o punk e o pop, mas com uma certa identidade e um visual muito impactante do vocalista andrógeno Brian Molko.

O disco de estreia do Placebo foi lançado quando os olhos do mundo da música estavam voltados para o grunge – já que se perdia o maior ídolo do movimento, Kurt Cobain – e na Inglaterra, o britrock já mudava um pouco o rumo apontando para a nostalgia – algo mais próximo da década de 1960 a partir de bandas como Oasis e Suede.

Apostar em um som mais dark, no estilo do pós-punk e letras com temáticas sexuais e melancólicas viraram características marcantes do Placebo, o que fez com que a banda londrina ganhasse notoriedade mesmo sem se encaixar na cena britânica da época.

Na Inglaterra, o álbum ganhou o disco de ouro e o single Nancy Boy chegou ao quarto lugar do Top 5 inglês, chamando a atenção de artistas como Michael Stipe (R.E.M.) e Bono Vox (U2). Em 1997, a banda tocou na festa de 50 anos de David Bowie no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

O álbum de estreia do Placebo foi remasterizado e reeditado em 2006 pelo 10º aniversário da banda.

O garoto da capa

David Fox é o nome do garoto que, aos 12 anos, estampou a capa do primeiro disco do Placebo. Em 2012, Fox decidiu processar o grupo pelo uso indevido de sua imagem que, segundo afirma, “arruinou sua vida”. As informações são do jornal inglês The Times.

A foto, na qual ele aparece fazendo uma careta, foi tirada por um primo de Fox. Uma semana depois, estava nas lojas no disco que apresentou ao mundo o grupo de Nancy Boy e 36 Degrees. Fox afirmou que foi alvo de bullying dos colegas e teve que sair da escola como consequência.

Após desistir da vida acadêmica, o rapaz se formou como chef, mas atualmente está desempregado. Garantiu, no entanto, que vai utilizar as economias da mãe e todo o dinheiro que conseguir juntar para processar a banda, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Anúncios

Uma resposta para “Placebo e seu disco de estreia

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s