A sombra de Bruce

Blaze Bayley no encarte de The X Factor
Blaze Bayley no encarte de The X Factor

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, todos conhecem. A imagem dele e a da banda se misturam. Parecem inseparáveis. Mas o que talvez nem todo mundo saiba é que a banda teve outro vocalista tão bom quanto. Trata-se de Blaze Bayley, que esteve em frente ao microfone do Iron de 1994 a 1998, quando Bruce deu uma escapadinha. Nesse período, Bayley participou da gravação de um disco antológico chamado The X Factor (1995).

Muito talentoso, mas um pouco azarado, Bayley sofreu um acidente de moto no início da turnê, o que provocou adiamentos e dificuldade de movimentar o joelho gravemente machucado nos shows. Apesar disso, suas performances vocais foram nada menos que excelentes.

Mas assumir a vaga de Bruce Dickinson é uma missão ingrata, vamos combinar. A comparação é inevitável e tende a ser cruel. Por isso, tanto a banda quanto o mercado não reagiram muito bem à presença de Bayley. Algo que poderíamos chamar de “Brucedependência”. Tanto que Dickinson acabou voltando ao Iron em 1999 para felicidade geral da nação maidenista.

Hoje Bayley tem a sua própria banda. Por sua qualidade, merecia maior sucesso na carreira. Numa comparação grosseira, é quase como um Salieri diante do Bruce Mozart, embora não conste que sejam inimigos.

Comente