Bowie é o 2º artista mais influente

10574260_10152170203372665_3225993123632912968_nDavid Bowie é o segundo artista mais influente da música atualmente. A compilação, que pode ser consultada aqui, foi feita pela revista britânica NME por meio de votação em seu site. A publicação voltada especialmente para o rock e o indie explica que entre os músicos da “velha guarda”, o nome de Bowie é o mais regularmente citado como inspiração pelos jovens artistas. O camaleão poderia ser ator – e de certa forma é, pois atuou em 14 filmes. Seria também um ótimo cineasta, já que concebeu videoclipes antológicos. Artista plástico nem se fala: seus desenhos e telas impressionam pelo acabamento. O mesmo vale para a habilidade na criação de personagens. Mas David Robert Jones, nascido em Londres há 67 anos, optou por ser popstar. E justamente por fundir ao trabalho musical essas qualidades de artista completo é um dos nomes mais influentes da cultura contemporânea.

Na relação dos artistas mais influentes, Bowie só é superado pelo Radiohead, que encabeça o levantamento da NME. A revista destaca que, enquanto na metade dos anos 1990, a maioria das bandas estava gastando dinheiro com cocaína e simplesmente ligando um pedal de distorção para fazer seus discos, o quinteto britânico preferiu usar de seu tempo e dinheiro para construir um estúdio onde passaram a buscar sons jamais ouvidos até então. O texto diz que o grupo segue nessa trilha inovadora e experimental até os dias de hoje e cita Arcade Fire, TV On The Radio, Tame Impala e The XX entre os nomes que foram influenciados por eles.

Em uma seleção bastante polêmica, foram deixados de fora nomes como Beatles, Elvis Presley, Bob Dylan, Rolling Stones e The Who porque esses artistas não estão “necessariamente influenciando a música feita hoje”, justifica a revista. Por outro lado, nomes icônicos como The Smiths (11º), Joy Division (13º), The Clash (14º), Led Zeppelin (41º), New Order (43º), Black Sabbath (58º) e Stevie Wonder (78º) constam na relação.

Kanye West, White Stripes, The Strokes, The Flaming Lips, Gun Club, Kate Bush, Nick Cave e The XX foram os outros nomes que ficaram no top 10 dos artistas mais influentes do momento.

Anúncios

3 Respostas para “Bowie é o 2º artista mais influente

  1. Pingback: Joy Division por Peter Hook | Zine Musical·

  2. Pingback: Kanye West no Queens of the Stone Age | Zine Musical·

  3. Pingback: O projeto solo da senhora Cobain | Zine Musical·

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s