Daft Punk quebrando paradigmas

daftpunkConsiderada por grande parte da crítica especializada como a canção do ano de 2013, o single Get Lucky, do último disco dos franceses do Daft Punk, aponta para uma mudança no cenário fonográfico mundial. Segundo texto do jornalista inglês Alexis Petridis para o jornal britânico The Guardian, “a ironia é que a canção [Get Lucky] que serve de peça central ao álbum parecia ter surgido sem esforço — e se impôs como a melhor canção de 2013”.

“Do vocal de Pharrell a todos os demais elementos, ‘Get Lucky’ soava como uma faixa na qual ninguém tivesse precisado suar a camisa, e ainda assim o resultado final pode ser considerado como uma das jogadas mais difíceis no rock e na música pop.

É assim: gravar uma canção nova que pareça instantaneamente familiar, como se sempre tivesse existido, como um clássico que o ouvinte tivesse esquecido por algum tempo e reencontrasse”, diz o texto.

Dado seu imenso sucesso e o lançamento ruidoso — trechos nos intervalos de Saturday Night Live, estreia muito bem recebida do vídeo no Coachella Festival— , Get Lucky tem algo de muito discreto e despretensioso, especialmente no contexto do pop atual.

O sucesso conquistado — 7,3 milhões de cópias vendidas nos cinco primeiros meses— parece indicar uma mudança de direção na música pop.

“Deve existir algo de revelador no fato de que os dois maiores singles do ano – Get Lucky e Blurred Lines, de Robin Thicke – nada tenham a ver com o rave-pop de fórmula repetitiva que domina as paradas nos últimos anos.

Astros pop, produtores e compositores talvez tenham de se esforçar mais no futuro. ‘Vamos subir o nível’, canta Pharrell. Get Lucky fez exatamente isso”, conclui o texto.

Anúncios

2 Respostas para “Daft Punk quebrando paradigmas

  1. Pingback: Bowie, o melhor artista do ano | Zine Musical·

  2. Pingback: Pharrell Williams e Daft Punk voltam a colaborar | Zine Musical·

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s