Bando Antiguera conquista o Brasil

1291433_728131670535212_2106730825_n

Das ruas de Porto Alegre para o contrato com uma das maiores gravadoras do mundo. E isso tudo em pouco mais de um ano de carreira. Essa é uma síntese do Bando Antiguera, um grupo formado por quatro amigos que surgiu da proposta em tocar jazz em um palco nada convencional, ao menos no Brasil: as ruas da capital gaúcha.

E a cena de premiações iniciou logo cedo. Em 2012, no ano de estreia, o Bando Antiguera já conquistava o prêmio de melhor música (Andando por aí) e melhor instrumentista (Fausto Martins) no Festival Nossa Música, de Novo Hamburgo/RS.

Neste ano, com a música Banzo, o bando venceu o WebFestValda, festival promovido em parceria com a Sony Music, no Circo Voador, no Rio de Janeiro/RJ. Entre 1.100 bandas de todo o Brasil, o quarteto gaúcho conquistou o júri formado por mestres em música, diretores da gravadora, produtores e maestros. Como resultado disso, o grupo assinou contrato com a Sony.

Em setembro, o grupo retornou ao Rio de Janeiro para gravar um EP apenas de músicas próprias. Nos estúdios da empresa Valda, o grupo gravou a canção vencedora do WebFestValda.

O contrabaixista José Baronio informa que o grupo trabalha em um disco com canções tradicionais do jazz, que será lançado de forma independente.

O Bando Antiguera é formado por Márcio Fulber (washboard, trompete pet e vocal), Fausto Martins (violão), Ronaldo Pereira (saxofone) e José Baronio (contrabaixo acústico).

Influências

O quarteto traz como principais influências os músicos dos anos 20 e 30, do jazz e principalmente do dixieland, um dos sub-gêneros do jazz, oriundo de New Orleans, onde os instrumentos de sopro conversavam entre si por meio do contraponto.

Outra influência para o grupo é o gypsy jazz, que tem como principal característica o violão fazendo o papel de solista. Adaptando-se às características destes estilos ao formato do Bando Antiguera, ora com o violão solando, ora com o trompete-pet (uma garrafa de plástico cortada com um pedaço de sacola no bocal, que imita o som do trompete através do solvejo) solando junto com o saxofone, tem-se um conjunto de formação única e sonoridade original.

Anúncios

Uma resposta para “Bando Antiguera conquista o Brasil

  1. Pingback: Bando Antiguera lança EP; ouça | Zine Musical·

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s